III Seminário Religiosidades Afro-brasileiras

O Seminário, que aconteceu no dia 16/09/2017 no Templo Ecumênico da UFSC, lançou o livro “Territórios do Axé: religiões de matriz africana em Florianópolis e municípios vizinhos”, resultado do convênio entre UFSC e IPHAN e organizado pelo NUER – Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas. O livro foi entregue às lideranças religiosas presentes e demais autoridades, e deverá ser encaminhado também às instituições catarinenses diretamente envolvidas com as religiões afro-brasileiras.

Em breve um PDF do livro estará disponível neste site.

O livro contém o levantamento das religiões de matriz africana realizada em Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça. Tal publicação contem também um levantamento das principais modalidades de práticas religiosas, a história da formação das casas religiosas, um perfil das lideranças e demais informações que ressaltam a importância do patrimônio material e imaterial dessas instituições.

Durante o seminário aconteceu uma cerimônia religiosa de abertura para saudar esse importante momento e conquista para a comunidade de santo da cidade. Após a manifestação das autoridades presentes, a equipe fez uma breve apresentação dos resultados do projeto e cada casa recebeu uma cópia do livro contendo o relatório final do trabalho realizado.

_DSC0517 _DSC0491 _DSC0428 _DSC0388 _DSC0373 _DSC0295 _DSC0245 _DSC0218 _DSC0180 _DSC0174 _DSC0124

 
Contato    Apoio: CNPq / CAPES